Foot Mundo - O fórum que cresce a cada clique seu
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[ATLETISMO] Três novos casos de doping ampliam sequência de escândalos no atletismo

2 participantes

Ir para baixo

[ATLETISMO] Três novos casos de doping ampliam sequência de escândalos no atletismo Empty [ATLETISMO] Três novos casos de doping ampliam sequência de escândalos no atletismo

Mensagem por Carioca 22.09.09 20:14

Três novos casos de doping ampliam sequência de escândalos no atletismo
Dois saltadores que testaram positivo são pupilos dos técnicos de Maurren Maggi e Fabiana Murer. Atleta de Neilton Moura também é flagrada

Depois do escândalo da Rede Atletismo, quando cinco atletas testaram positivo e foram excluídos do Mundial de Berlim, mais três casos de doping voltam a abalar a modalidade no Brasil. Leonardo Elisiário, do salto triplo e também da equipe Rede, testou positivo para o uso do anabolizante stanozolol. João Gabriel Santos, do salto com vara e da BM&F, foi pego com uma combinação das substâncias boldenona e exemestane, raramente detectadas, que só aparecem em exames se forem injetadas. Segundo uma emissora de TV, Fernanda Gonçalves, dos saltos triplo e em distância e também da BM&F, testou positivo para a mesma combinação. Os testes foram feitos durante o Sul-Americano de Lima, disputado de 19 a 21 de junho.



Leonardo Elisiário disputou o Mundial de Berlim, de 15 a 23 de agosto, e não conseguiu passar para a final do salto triplo. Em comunicado oficial divulgado nesta terça-feira, a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) afirma que só no dia 16 de setembro recebeu do Laboratório credenciado pela Federação Internacional em Montreal a confirmação do resultado adverso na amostra A do atleta.



Leonardo enviou suas explicações no dia 18, isentando o treinador de culpa e afirmando que não utilizou a substância. A CBAt, portanto, solicitou o exame da contraprova B e agora aguarda o pronunciamento do laboratório de Montreal. Como Elisiário abriu mão da confidencialidade, seu caso é o único comentado pela CBAt.



Os técnicos dos três atletas são figuras de renome no cenário nacional. Elisiário é treinado por Nélio Moura, que também trabalha com a campeã olímpica Maurren Maggi. João Gabriel é orientado por Elson Miranda, técnico de Fabiana Murer. Fernanda é atleta de Neilton Moura.

- Sou apenas responsável pelo treino dele. Sei do caso porque ele é meu atleta. A BM&F pediu a contraprova. Mas não posso falar nada sobre isso porque está correndo sob sigilo. Fato é que fomos pegos de surpresa, e o João se colocou na posição de que não utilizou nada. Mas ele vai ter que responder aos órgãos competentes - disse Elson Miranda, em entrevista por telefone ao GLOBOESPORTE.COM.



O stanozolol é um esteroide que causa aumento de força sem ganho de peso em excesso, além de promover maior vascularização e inibir retenção de água, com efeito diurético. A boldenona, também esteroide, é usada para ganho de força e volume muscular, e foi combinada com a exemestane, droga usada no tratamento de câncer de mama.


Sequência de escândalos



Em agosto, a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) anunciou que cinco atletas do clube Rede Atletismo, em Presidente Prudente (SP), foram flagrados por uso de eritropoietina recombinante (EPO), uma substância que estimula a produção de energia aeróbica. Bruno Tenório, Jorge Célio Sena, Josiane Tito, Luciana França e Lucimara Silvestre abriram mão da contraprova e foram suspensos preventivamente.

Os técnicos Jayme Netto e Inaldo Sena também foram suspensos até o julgamento pelo Superior Tribunal de Justiça da entidade, ainda sem data marcada. Jayme era treinador de Bruno Tenório, Jorge Célio Sena e Lucimara Silvestre. Os outros atletas eram treinados por Inaldo. Jayme assumiu a culpa, mas disse que foi orientado pelo fisiologista Pedro Balikian.

Depois de ouvir depoimentos, a CBAt suspendeu Evelyn dos Santos e Rodrigo Bargas, embora eles não tenham testado positivamente para substâncias proibidas.

No último dia 17, a CBAt divulgou que o arremessador de peso Marcelo Moreira foi suspenso provisoriamente após sua urina ter acusado o uso da substância proibida mefentermina. Em 2006, o atleta já tinha sido pego no antidoping pela mesma substância.

Globo Esporte
Carioca
Carioca
Administrador
Administrador

[ATLETISMO] Três novos casos de doping ampliam sequência de escândalos no atletismo Left_bar_bleue0 / 1000 / 100[ATLETISMO] Três novos casos de doping ampliam sequência de escândalos no atletismo Right_bar_bleue

Mensagens : 1350
Reais : 6097
Data de inscrição : 09/08/2009
Idade : 30
Localização : Rio de Janeiro - RJ

https://footmundo.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

[ATLETISMO] Três novos casos de doping ampliam sequência de escândalos no atletismo Empty Re: [ATLETISMO] Três novos casos de doping ampliam sequência de escândalos no atletismo

Mensagem por Foda.SCI 22.09.09 22:47

o atletismo tá feio nesse ponto é um caso atrás do outro.

Foda.SCI
Gerente
Gerente

[ATLETISMO] Três novos casos de doping ampliam sequência de escândalos no atletismo Left_bar_bleue0 / 1000 / 100[ATLETISMO] Três novos casos de doping ampliam sequência de escândalos no atletismo Right_bar_bleue

Mensagens : 642
Reais : 2712
Data de inscrição : 13/08/2009
Idade : 29
Localização : Palotina - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos